O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descartou que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, possa ser seu candidato a vice-presidente em uma eventual chapa nas eleições presidenciais de 2022.
A declaração ocorreu após o petista ser questionado, durante uma coletiva na última segunda-feira (15), em Bruxelas, na Bélgica, sobre uma possível parceria com o tucano.
– Tenho uma extraordinária relação de respeito com o Alckmin. Fui presidente quando ele foi governador. Conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre mim e o Alckmin que não possa, sabe, ser reconciliado. Não há – declarou Lula.
Oficialmente, Lula ainda não confirmou se realmente será candidato nas eleições presidenciais de 2022, decisão que, segundo ele, só deve ser tomada em fevereiro ou março do ano que vem. No entanto, nos bastidores, o nome do petista é dado como certo por aliados e adversários.
– Meu partido vai ter candidato a presidente da República. Eu, possivelmente em fevereiro ou março, [vou] decidir se sou candidato ou não; se o partido quer que eu seja candidato ou não; se vamos construir aliança política; se vamos [nos] juntar outros partidos políticos, porque precisamos disputar, precisamos ganhar as eleições e, ao mesmo tempo, reconstruir o Brasil – declarou Lula.