Em meados de maio, Israel e o Hamas haviam se envolvido em um confronto feroz que durou 11 dias e terminou em 20 de maio com um cessar-fogo mediado pelo Egito.
A Força Aérea israelense atingiu a área de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, nesta segunda-feira (6), informou o jornal The Jerusalem Post.
Vídeo de Gaza do referido ataque da FDI [Forças de Defesa de Israel] contra um local do Hamas perto de Khan Younis.
Após o fim do ataque, as FDI confirmaram nas redes sociais a operação, dizendo que a ação atingiu um complexo de desenvolvimento de mísseis do Hamas e um canteiro de obras supostamente usado para túneis, em resposta ao que as FDI alegam serem balões incendiários lançados de Gaza que provocaram três incêndios no sul de Israel.
Outro ângulo do ataque da FDI perto de Khan Younis, no sul de Gaza
Vários vídeos surgiram nas redes sociais mostrando as explosões e as consequências dos ataques aéreos. Em alguns vídeos, são visíveis as alegadas explosões secundárias após o ataque aéreo, com as quais alguns meios de comunicação sugerem que o alvo era um esconderijo de mísseis pertencentes à ala militar do Hamas.
Gaza esta noite
Segundo a mídia, pelo menos três incêndios eclodiram no Conselho Regional de Sha’ar Hanegev, no sul de Israel e limitado a oeste pela Faixa de Gaza, nesta segunda-feira (6). Os incêndios teriam sido causados por balões incendiários lançados a partir de Gaza.
Conflito em maio
Em maio, foram realizados cerca de 1.500 ataques aéreos contra alvos na Faixa de Gaza que, de acordo com as FDI, visaram combatentes do Hamas e suas instalações. Por sua vez, o braço militar do Hamas disparou mais de 4.300 foguetes e projéteis de morteiro contra Israel durante os 11 dias do confronto.
Como resultado desse confronto, 219 palestinos morreram e 1.530 ficaram feridos. Do lado israelense, 12 pessoas faleceram e 50 ficaram feridas.